Exposições

Treino

22 Outubro – 19 Novembro 2019
Organização: professores Soraia Teixeira e Rui Alves com os estudantes do 2º ano da UC de “Projeto” da Licenciatura de Design Industrial

“Treino” é o primeiro exercício de velocidade e de destreza intelectual que os estudantes do segundo ano de Design Industrial da ESMAD tiveram que dar resposta num tempo recorde. Este trabalho parte de uma recolha de matérias naturais que sugiram utilidades presentes em objetos desportivos. Dessa recolha extensa é possível salientar os picos secos de limoeiro; folhas de fiteira; folhas de bananeira; canas de bambu; fio de algodão; fio de sisal; cabaça; pedra. Entre a recolha e o desenho dos objetos que aparecem por sugestão material, este exercício exigiu uma intensa experimentação prática até chegar à melhor simbiose entre matéria, técnica e forma. O resultado deste processo são objetos, praticamente todos funcionais, que pertencem a diversas modalidades desportivas, tais como: badminton, hóquei, lançamento do martelo, canoagem, boxe, mergulho, futebol americano, ténis de mesa, dardos, tiro com arco, esgrima e basquetebol. A recolha feita na natureza e aplicada em objetos das modalidades mencionada estabelece um paradoxo entre o natural e o artifício.

1.49 PP

10-21 Dezembro 2018
Organização: professores Abel Tavares, Hugo Vaz e Telmo Carvalho com os estudantes do 1º ano da Licenciatura de Design Industrial
Montagem e Desenho expositivo: professor Abel Tavares com os estudantes do 1º ano da Licenciatura de Design Industrial

PP é a abreviatura de polipropileno e 1.49 é o respetivo índice de refração, característica que a par da plasticidade e maleabilidade deste material, os alunos incorporaram e materializaram nos seus trabalhos.
A partir de uma ou mais folhas de polipropileno opalino e recorrendo apenas a dobragens, cortes e encaixes, os alunos desenvolveram propostas para luminárias de teto, parede ou mesa.
As transfigurações do objeto e as alterações da sua materialidade resultam do “desenho da luz” conseguido pela sua manipulação e controlo, pelo contraste entre opacidade e transparência, entre o feixe de luz cortante que corre na lâmina e a luz difusa das superfícies de pp.

Três

31 Outubro – 21 Novembro 2018
Organização: professores Soraia Teixeira e Rui Alves com os estudantes do 2º ano da UC de “Projeto” da Licenciatura de Design Industrial

Todas as propostas que constituem esta exposição, tiveram o custo máximo de três euros e foram desenvolvidas pelos estudantes de Design Industrial II. Após a seleção de um ou mais objetos, produtos ou materiais, foram desenvolvidas uma série de propostas que trabalharam a sua combinação e a manipulação. O processo de metamorfose dos objetos/materiais resulta num outro objeto, cuja identidade formal se mantém e funcionalmente assume, agora, outras funções, deslocando-se para contextos diferentes. Este processo interventivo passa, sobretudo, pela adição (de materiais e/ou objetos), por secção, por corte e por interseção funcional. Deste modo emerge um novo objeto para outras funções, preservando o referencial formal original das partes que o constituem.

Sentar Corpo e Matéria

01-22 Junho 2018
Organização: professora Soraia Teixeira e estudantes do 2º ano da UC de “Design no Futuro” da Licenciatura de Design Industrial
Montagem e Desenho expositivo: professor Abel Tavares

“Ricerca della comodità in una poltrona scomoda” (1944) de Bruno Munari, é um trabalho que surge como manifesto crítico à quantidade de mobiliário existente para suporte do corpo e a pouca exploração que há por parte de quem cria esses mesmos suportes. Como forma de acentuar esta crítica, Bruno Munari apresenta uma série fotográfica onde se desafia a tentar encontrar uma posição confortável num objeto aparentemente cómodo para um tempo reduzido àquele a que se propõe. Partindo da referência deste trabalho de Munari, entre outros trabalhos de outros autores como Helena Almeida, Erwin Wurm e Didier Fiuza Faustino, a Tatiana e o Rodrigo, o Marco e o Miguel, a Inês e a Ânia, o Raúl e a Vânia, a Filipa e a Sofia, a Mariana e a Vera, a Elvira e o Abel, o Dimitar e a Emilija, o Raúl e a Tatiana, a Sara e o Robertas apresentam “Sentar Corpo e Matéria”. Este exercício trabalha a relação do corpo com um objeto ou com um elemento arquitetónico e acontece como método de exploração sobre a dimensão do corpo, dos movimentos e gestos do mesmo em relação àquilo que é espaço e matéria.